173 Comentários

  1. Andréia Rodrigues
    Andréia Rodrigues 8 de março de 2009 às 1:58 |

    Boa Noite Dra. Renata!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pela iniciativa deste blog.
    Meu filho está com 2 anos e 2 meses e foi diagnosticada uma hérnia abdominal epigástrica. A pediatra recomenda a cirurgia aos 6 anos. Gostaria de saber se a cirurgia é realmente indicada, quais os riscos, qual a anestesia utilizada (geral ou local) e os riscos destas anestesias em crianças. Além disso, gostaria de saber qual o tempo de hospitalização e os cuidados pós operatórios.
    Obrigado
    Andréa

  2. catarina
    catarina 11 de março de 2009 às 19:43 |

    boa noite, e a catarina putra vez ja postei aqui. a minha mae foi operada a tres hernias ja ha 3 semnas. mas infeccionou por dntro e tem drenado muito. ja esta a tomar antibiotico ha tres semnas. no entanto a drenagem continua a ser muita! o que que a dr aacha? obrigada. ela faz o corativo todos os dias e todos os dias os enfermeiros espremem e deita muita porcaria fora

  3. catarina
    catarina 12 de março de 2009 às 5:23 |

    obrigada na mesma =)

  4. simone
    simone 13 de março de 2009 às 13:26 |

    ola fiz uma cirurgia de exterectomia total dessa cirurgia criou uma hernia incisional eu operei em setebro da exterectomia e em janeiro da hernia incisional gostaria de saber quanto tempo eu vou levar para me recuperar pois ainda sinto dores e ela esta um pouco dura quero trabalhar mais ainda nao consigo fazer certas coisa como fica agachada pagar peso andar rapido sem mais pergunta ficarei agradecida pela resposta muito obrigado

  5. beta77
    beta77 15 de março de 2009 às 6:59 |

    Olá!Em agosto de 2007 operei uma hernia incisional umbilical depois de cirurgia de vesicula. Até hoje sinto dores na região, a musculatura “contorcer”, caimbra, quentura e um pequeno inchaço. Já fiz ultra e ressonancia que não evidenciaram hernia novamente. O que devo fazer? O que pode ser isso? Meu cirurgião não está mais no RJ e se pudesse, gostaria de receber uma orientação. Muito obrigada

  6. mycon
    mycon 16 de março de 2009 às 21:51 |

    estou com uma hernia abdominal e gostaria de saber se depois da cirugia posso voltar a trabalhar normalmente e quanto tempo demora pra reconperar os 100%

  7. Clara Rodrigues
    Clara Rodrigues 18 de março de 2009 às 2:58 |

    Sra. Dra.
    Fui operada a uma hernia inguinal no lado direito a 5 meses e coloquei tela.A recuperação correu bem mas dois meses depois da operação começei a ter muitas dores na zona da operação.Foi ao médico que me pediu uma ecografia e acusou outra hernia de 4mm e 2 quistos devido a reacção aos pontos de sutura.Mas com o tempo fui melhorando e as dores desapareceram por completo.À Semana passada comecei a ter dores na coluna lombar e cervical e então fui a uma quiropratica e esqueci-me de dizer que tinha sido operada e que tinha uma hernia inguinal de 4mm.Ela pressionou com muita força o lado direito para estalar a coluna e depois desse tratamento as dores na zona inguinal voltaram e sinto uma queimação e um repuxo.Será que a minha hernia aumentou?Ou será que rompeu os pontos internos?Tou muito assustada.

  8. João Paulo
    João Paulo 20 de março de 2009 às 8:16 |

    Olá doutor, eu fiz uma cirurgia de hernia umbilical, faz uns 2 ou mais anos e a cirurgia foi um susesso ocorreu tudo bem, pois bem o meu médico colocou uma tela na região do abdomen no “umbigo” até hoje está tudo bem, a hernia que eu tinha era bem pequena, era só empurrar ela pra dentro e pronto, mais como eu sou preocupado eu optei pela cirurgia. tem perigo dela voltar mesmo com a tela.

  9. m teresinha p defanti
    m teresinha p defanti 20 de março de 2009 às 10:37 |

    meu marido foi operado de uma hernia incisional, colocado tela também. Ele está em recuperação há 11 dias. Gostaria de saber quanto tempo leva a recuperaçõ total, quando ele poderia voltar às atividades normais. Somos aposentados e gostaríamos de saber a sua opinião. Ele tem 56 anos.
    obrigada

  10. luiz
    luiz 20 de março de 2009 às 11:39 |

    A uma semana atras ,minha barriga começou a doer na regiao do umbigo ,em volta dele tava muito duro ,e saia uma secreção ,ai fui no medico ele disse q deve ter sido por causa da abdominal ,e falou pra passar nebacetin 3x ao dia,pq nao havia a necessidade de entrar com antiflamatório, só q agora apareceu uma bolinha vermelha no meu umbigo e continua a sair a secreção ,sera q é hérnia?
    oq faço agora.?
    grato

  11. Lucivânia
    Lucivânia 20 de março de 2009 às 18:33 |

    Boa noite Dra. Renata.

    O meu pai há anos tem uma hérnia e somente agora resolveu fazer a cirurgia( isso depois de muita insistência dos flhos), ocorre que ao fazer o pré- operatório foi diagnosticado que ele tem diabetes, agora ele tá com medo de se operar uma vez que ouviu falar que os riscos da cirurgia aumentaram devido a diabetes, ele tem 53 anos e é torneiro mecânico,´profissão que exige muito esforço físico.
    Pergunto: Qual os riscos que ele corre ao fazer a cirurgia.
    Obrigda!

  12. Eliani Venina Gomes Lauriano
    Eliani Venina Gomes Lauriano 22 de março de 2009 às 10:05 |

    Fiz uma cirúrgia de visícula, a cirúrgia correu tudo bem. Agora apareceu uma forte dor no local. Quando faço esforço forma um caroço que sinto ao apalpar. Ja fiz tomografia,clister ou enema opaco(duplo contraste), mostrou neste últimoclips metálicos no hipocondriaco direito, isso eu já esperava, pois fui avisada, divertículos esparsos no simóide e descendente. nas radiografias feitas no final, mostraram área espástica em cólon ascendente com pregueamento mucos0 conservado. Houve distenção desse seguimento. Foi ppedido a critério complementar um exame de coscopia. Gostaria de saber se tudo isso é necessário, se dois médicos com exame local diagnosticou uma hérnia no local da cirurgia.

  13. rafael
    rafael 27 de março de 2009 às 3:56 |

    minha namorada acha q está gravida! e esta com cirurgia de ernia marcada pra proxima semana, ela pode fazer quais são os riscos?? obg

  14. LeO
    LeO 27 de março de 2009 às 4:41 |

    Olá queria saber se minha namorada pode fazer uma cirurgia de ernia é acima do unbigo já perto da costela, mais ela esta achando q está gravida!
    mais naum quer desmarcar a cirurgia q é na proxima sexta feira!

    obg agradeço se poder me ajudar!!

  15. Roseli Souza
    Roseli Souza 27 de março de 2009 às 18:13 |

    Olá estou com uma hérnia hepigastrica de 4cm ; o médico pediu um ultrasson; gostaria de saber, porque toda vez que me alimento, sinto incomodada, pois tenho a sensação que não faz digestão . Estou preocupada pois percebi que tinha está hérnia de uns 3 anos pra cá. Obrigado

  16. Ricardo
    Ricardo 30 de março de 2009 às 5:56 |

    Ola a todos. Eu tenho 27 anos e fui operado a uma hernia inguinal (virilha) ha 2 anos.

    O meu conselho para todos aqueles que pensam ter uma é ir rapidamente ao medico e se necessario (recomendado pelo medico) marcar cirurgia para o mais rapido possivel. Adiar nao vai ajudar nem resolver nada. Alias so vai piorar e alargar mais. A cirurgia é rapida e a cicatriz quase nao se ve (pleo menos no meu caso) e uns idas depois ja se concegue andar e 2 semanas depois ja se anda normalmente.

  17. pedrorodarte
    pedrorodarte 31 de março de 2009 às 7:56 |

    Vou fazer depois de amanha um cirurgia de hernia umbilical… qual o pos operatório recomendavel e quantos dia devo permanecer na cama
    obrigado

  18. Erika dos Santos
    Erika dos Santos 31 de março de 2009 às 16:32 |

    olá Dr. ,eu tenho uma bolinha em cima do umbigo,aos 7 anos tive hernia na verilia e operei.
    Hoje tenho 21 anos e com 18 tive meu primeiro filho,e qdo ele tinha 6 meses eu notei um caroçinho começando a crescer em cima do meu umbigo..
    hoje meu filho tem 3 anos ,e estou gravida de 4 meses do meu segundo filho,gostaria de saber se há problemas no parto,pois tenho muito medo por causa do caroço..
    DORES eu não sinto,e como moro no JAPÃO ,meu obstetra é japones e apoiou com a mão e disse apenas se eu não sinto dores não há problemas,mas mesmo assim fico com minhas dúvidas e um certo medo,e espero depois que o bebe nascer retornar ao Brasil para fazer exames e onde entenderia o que os médicos diria a respeito..
    Se não for pedir muito gostaria de obter sua resposta por e-mail.
    Nunca senti dores ,mas tenho medo só de pensar no parto,e tenho muitos pensamentos negativos a respeito do caroço e do parto.
    Obrigada pela sua atenção..agradeço desde já

  19. nilda
    nilda 2 de abril de 2009 às 11:37 |

    eu me operei a 18 dias quanto tempo tenho que ficar repousando fiz uma cirurgia de érnia umbilical tenho algumas dores ainda os cortes avezes fica vermelho e duro que fazer. abraço DR

  20. will
    will 3 de abril de 2009 às 4:55 |

    Olá Dra.a um mês apareceu um pequeno inchaço no lado esquerdo da virilha, fui a o médico e me disse que é uma hernia inguinal, devido a muito esforço físico, vou fazer a cirurgia, queria saber se vou poder voltar a malhar normalmente após o período de recuperação, e se tem algum tipo de exercício para fortalecimento desta área. Obrigado.

  21. Ronaldo Domingues
    Ronaldo Domingues 4 de abril de 2009 às 8:55 |

    Prezada doutora: eu fiz uma cirurgia de hérnia inguinal há sete meses, mas eu ainda sinto umas coisas estranhas na área. O médico pôs uma tela. De vez em quando eu sinto um incômodo, às vezes, uma dorzinha, uma pequena ardência, enfim, é frequente eu ainda sentir algo estranho. Nada que apavore, mas eu gostaria de saber se isso é normal. Conversando com uma amiga, ela disse que o irmão dela também fez essa cirurgia há alguns anos, e que ele de vez em quando também sente. Muito obrigado.

  22. elineide
    elineide 6 de abril de 2009 às 8:01 |

    D.R fiz uma cirugia de abdome a 2anos e 6 meses e agora a pouco estou sentindo umas dores quando espirro ou faço movimentos brusco isso pode ser uma ernia?

  23. marisa torrao
    marisa torrao 7 de abril de 2009 às 6:14 |

    estou gravida de 31 semanas. e tenho uma hernia inguinal direita não redutível há 2 meses, existe contraindicação para parto normal?, a minha obstetra diz que ” talvez ” não, o cirurgião não discordando, referiu que se for cesarea me corrige a hernia em simultâneo. não sei que opção tomar.

  24. jonas luchevichi
    jonas luchevichi 13 de abril de 2009 às 13:19 |

    DR.renata em primeiro lugar quero agradecer , por ter um espaço onde podemos tirar nossas duvidas.
    Bom tenho 33 anos e no dia 11/12/2008 fiz uma cirurgia de hernia inginal e q se arrastou por mais de um ano por o diagnostico foi muito complicado e so apos ua resonancia descobriu a hernia
    , bom no ultimo dia 11/04/2009 fez 4 meses q realizei a cirurgia mas ainda hoje sinto dores, tem dia q não sinto nada e no outro dores meu medico disse que é normal , mas so pra se ter uam ideia fiquei 25 dias deitados apos a cirurgia e quando comecei a andar precisava d um auxilio d uma bengala , resumindo a recuperação e lenta demais e dolorosa, sendo q sofri um acidente d carro e levei 36 pontos na cabeça e em 3 dias depois estava trabalhando mas essa hernia mudou e esta atrapalhando minha vida .
    Oque acha que eu devo fazer?
    obrigado e desculpa qualquer coisa
    obrigado de novo

  25. northow
    northow 13 de abril de 2009 às 19:33 |

    ola DRa

    fiz uma operaçao de apendice qual eo tempo normal para uma cicatrizaçao externa e quanto tempo leva para tirar os pontos externo?
    E a cicatrizaçao interna quanto tempo demora ?

    obrigado

  26. Rean Gemaque
    Rean Gemaque 14 de abril de 2009 às 11:38 |

    oiii DRª

    fiz uma operação de apendicite tenho 17 anos
    ja tenho 25 dias apos ter alta minha recuperação
    ate agora esta sendo otima.
    gostaria de saber com quanto tempo posso
    volta a pratica futebol ,voley e volta a malhar

    obrigado !!!

  27. Flavia
    Flavia 14 de abril de 2009 às 13:36 |

    Dra. Renata,
    Estou com uma hernia umbilical (de 1cm), que no exame (Ultrasom)so sai tecido adiposo aos esforcos… Essa hernia apareceu depois da minha gravidez. sera que tem perigo esperar para operar? Minha filha tem 3 meses, e queria esperar ate ela completar 6 meses, devido a amamentacao. Qual o tipo de anestesia mais indicada para essa cirurgia? Pode ser feita com anestesia local e sedacao apenas?
    Grata, Flavia.

  28. edmara simoes pascoal
    edmara simoes pascoal 14 de abril de 2009 às 18:53 |

    edmara vou fazer uma cirugia de hernia espigastrer quanto tempo e recuperaçao obrigado aguardo a resposta

  29. Maria
    Maria 15 de abril de 2009 às 10:28 |

    Boa tarde Dra.
    Eu noto que ha uns tempos para cá tenho uma saliencia ao lado do umbigo.Se estou muito tempo sentada, começo com uma dor ligeira, mas desconfortável.Apalpo e não sinto nada, mas como estou gordinha, tenho alguma carne, logo se calhar, é impossivel sentir…..(??). Será alguma hérnia?
    Bem haja

    Maria

  30. antoniel
    antoniel 17 de abril de 2009 às 5:03 |

    OLA DOUTORA RENATA…FIZ UMA CIRURGIA DE HERNIA IGUINAL A 11 DIAS E FOI COLOCADO A TELA.QUERO SABER SE É NORMAL FICAR UM POUQUINHO INCHADO NA REGIÃO DOS PONTOS QUE JA FORAM RETIRADOS NÃO ESTÁ MUITO INCHADO,BEM POUCO,DESDE JÁ AGRADEÇO…

  31. emanuel
    emanuel 17 de abril de 2009 às 11:53 |

    ola,eu estava ontem no banho quando notei que perto da virilha tinha um caroço na direita ,na coxa..eu nao sinto dor ,sinto apenas quando toco..o que pode ser iss? vai sair em quanto tempo ? é grave ? quanto tempo espero pra ele sair ,se ele nao sair eu vou no medico !! por favor me der as informaçoes necessarias sobre isso e o que tenho q fazer !!

  32. Marko Mota
    Marko Mota 25 de abril de 2009 às 19:01 |

    Gostaria de uma informação,fiz uma cirurgia de hernia umbilical a 2 anos,me recuperei bem,passando esses tempo de uma hora pra outra apareceu umcaroço incomodo em cima do umbigo,e doi,seria outra hernia,a cirurgia que fiz o caroço estava ao lado do umbigo,estou acima do peso e gostaria de saber se pode ser outra hernia,obrigado

  33. Ronaldo Domingues
    Ronaldo Domingues 26 de abril de 2009 às 9:37 |

    Doutora:
    Muito obrigado pela resposta. Eu lhe escrevi no dia 4/4 e, por incrível que pareça, logo após esse dia, as sensações estranhas que eu vinha sentindo na área da cirurgia sumiram. Se, por acaso, voltarem, vou procurar o médico que me operou. Mais uma vez, obrigado, e parabéns por este trabalho. Ele é muito útil. E humano.

  34. jurandir melo
    jurandir melo 26 de abril de 2009 às 16:42 |

    Vou fazer uma cirurgia de hérnia, com colocação de tela de polipropileno, pois apresentei um tumor de parede abdominal (já curado), meu médico não é muito de conversar, gostaria de saber se após a cicatrização da cirurgia vou poder fazer atividades físicas, pois gosto muito de jogar bola e nadar.

  35. João marcelo Ferrari
    João marcelo Ferrari 29 de abril de 2009 às 18:52 |

    Fiz uma cirurgia bariátrica de Scopinaro, junto com essa cirurgia fiz uma de hérnia no umbigo, mas já faz 1 anos e meio, então voltei a praticar musculação mas, agora voltou a hernia do umbigo. Poderei continuar a praticar musculação ? Há risocs em continuar a musculação ? Será que poderei daqui em diante a praticar sempre musculação ?
    Grato
    Marcelo

  36. vélvit
    vélvit 3 de maio de 2009 às 15:20 |

    ja tive hernia epigastrica e fui operda aos 4 anos mas agora ao 23 anos voltei asentir umador no mesmo lugar onde fui operada. posso ter criado outra no mesmo lugar ou proximo???

  37. Ana Paula Muniz
    Ana Paula Muniz 3 de maio de 2009 às 20:01 |

    Dr. (ª),

    Tenho hérnia epigástrica desde que nasci. Hoje com 25 anos estou pensando em operar. Gostaria de saber o tempo de recuperação da cirurgia, ou seja, em quanto tempo posso voltar a trabalhar?
    Obrigada,

    Ana Paula Muniz

  38. Sheslla Almeida
    Sheslla Almeida 6 de maio de 2009 às 5:58 |

    Dra. ultimamente tenho sentido fortes dores no umbigo, geralmente quando danço ou faço algum esfroço físico, é como se fosse umas pontadas e um puxão no lado de dentro. Dói bastante.Tem alguma chance de ser hérnia?
    Obrigada.

  39. RAMILTON
    RAMILTON 7 de maio de 2009 às 3:59 |

    OLÁ DRA. EM DETRIMENTO DE MUITO ESFORÇO FÍSICO EM ACADEMIA, SURGIU EM MINHA REGIÃO INGUINAL UMA HERNIA, O MEDICO DISSE QUE O UNICO TIPO DE TRATAMENTO SERIA A CIRURGIA CONCORDA COM ELE???
    EXISTE DOIS TIPOS SEGUNDO ELE, VOCE ME INDICA ALGUM QUE NAO DEIXE CICATRIZES APARENTE????
    QUANTO AO METODO NORMAL, O DA INCISÃO, A CICATRIZ FICA APARENTE QUANDO POR UMA SUNGA POR EXEMPLO???
    PERGUNTA FÚTIL, MAIS É PORQUE SOU APAIXONADO POR PRAIA DAI ENTÃO ME PREOCUPO!!!
    RS….
    DESDE JA DRA MUITO GRATO!!!

  40. janaína
    janaína 22 de agosto de 2012 às 15:03 |

    Boa tarde!
    Meu pai tem 55 anos, e tem hérnia abdominal a mais de 30.
    A cirurgia dele esta marcada para amanhã.
    O médico dele disse que talves ele tenha que operar o intestino tambem.
    Gostaria de saber se ele corre risco de usar bolça de colostomia!
    Desde já, OBRIGADA!!!

  41. Gilberto T. Gama
    Gilberto T. Gama 22 de agosto de 2012 às 21:03 |

    Boa noite ,gostei muitos dos comentários,parabéns.,

Os comentários estão fechados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.