83 Comentários

Página 1 de 1
  1. taynara
    taynara 17 de agosto de 2008 às 0:15 | | Responder

    tudo sobre primeiros socorros

  2. joice
    joice 21 de outubro de 2008 às 10:55 | | Responder

    OI HOJE TENHO UMA APRESENTAÇÂO NA FACULDADE E ESTAVA COM UM POUCO DE DIFICULDADE COM AS MANOBRAS,MAIS FOI TAO CLARO QUE TIROU AS MINHAS DUVIDAS.OBRIGADO!

  3. mariana
    mariana 8 de fevereiro de 2009 às 14:56 | | Responder

    oi Renata tdo bem? Então eu tenho um trabalho a ser apresentado sobre obstrução de vias aereas por corpo estranho (asfixia/engasgo).
    Estou c uma certa dificuldade de estar apresentando como é seminario de forma bem simples a diferenciação de engasco e asfixia … agradeço desde ja. obrigada mariana

  4. Paulo Nobre
    Paulo Nobre 18 de março de 2009 às 3:37 | | Responder

    Meu nome é Paulo Nobre, tenho 46 anos a uns dez meses veio sofrendo com um problema muito estranho. tudo que como agarra na minha caixa torax. Não consigo engolir nada, sem que tenha em mãos dois ou tres copos de água,pois fico com o alimento presso entre a garganta e o peito, até sopa tenho dificuldade de engolir.
    Gostaria de saber o que é, e onde posso conseguir tratamento, pois um gastro aqui onde moro (Rio de Janeiro) é muito dificil.
    ciente de respostas.
    Paulo Roberto oliveira Nobre.

  5. Adriane Mendes
    Adriane Mendes 12 de junho de 2009 às 13:02 | | Responder

    Meu nome é Adriane e tenho uma filha de 4 meses. Ela saliva muito, não é por causa dos dentes, pois ela é muito bebê. Mas com essa saliva em excesso ela sempre engasga. Uma vez tive que virá-la de bruços para voltar…. foi um susto e tanto. O que devo fazer??? Procurar qual especialista??? Ou se ela tem algum problema???

  6. nay
    nay 6 de outubro de 2009 às 11:08 | | Responder

    gostei mas achei mal organizado

  7. Ive Ane
    Ive Ane 13 de fevereiro de 2010 às 18:38 | | Responder

    Meu nome é Ive Ane, e tenho uma filha que completará 2 meses no próximo dia 22. Entretanto, quando ela tinha menos de um mês, houveram dois episódios em que ela se engasgou de uma maneira que os tapinhas nas costas não foram suficientes. Por sorte, nas duas ocasiões, encontrei pessoas no meu prédio que sopraram, ou sugaram a boca e o nariz dela, que foi o que adiantou. Foram sustos muito grandes, e vivo apreensiva com isso. E, com o passar do tempo, minha filha segue se engasgando. Hoje mesmo, em duas mamadas engasgou no meu peito, e uma na mamadeira. Estou bem perdida, não sei que rumo pegar, pois todos dizem que isso é normal, mas eu acredito que com esta frequencia, não possa ser algo normal, não. Além disso, somente a deitamos uma hora após cada mamada, e há ocasiões em que ela se engasga sozinha. Tosse, e se engasga. Acredito que seja com saliva, pois ela nunca vomitou. Agradeço se obtiver alguma resposta, pois estou tentando buscar alguma causa para isso, uma explicação, algo que resolva esse problema, pois vivo em tensão contínua. Desde já, muito obrigada.

  8. valeria
    valeria 26 de julho de 2010 às 20:52 | | Responder

    ola, tenho 30 anos, e ja tive varios episodios de engasgos, desde criança, agora ja estou ficando preocupada, na verdade é uma asfixia como eu li aqui, estou tomando agua e de repente entra pelo canal errado fico sem ar, ñ consigo nem tossir, nem falar, começo a me debater, meu marido ja vem me socorrer batendo nas costas, mas é um susto muito grande, uma angustia terrivel. O pior foi quando estava gravida de 6 meses e me engasguei chupando laranja, e pior ainda foi quando cheguei do hospital com uma cesarea e engasguei com agua, foi uma dor terrivel, pensei q ia abrir minha cirurgia, q susto! Hoje outra vez, vou procurar um medico urgente, meu marido diz q posso ter alguma coisa na garganta q faz um barulhinho quando como, rsrsrs, bom espero ñ ser nada grave, mas preciso de tratamento urgente, sempre penso q vou morrer, é uma coisa terrivel!

  9. Maria das Gracas Barbosa
    Maria das Gracas Barbosa 30 de agosto de 2010 às 16:49 | | Responder

    Minha mae tem 83 anos e sofre constantemente com engasgos, o alimento
    parece parar entre a garganta e o estômago e ela reclama que , nessas ocasiões, tem dificuldade de engolir. A qualprofissional devo levá-la? Ela já é acompanhada por um gastro, mas o problema parece estar se agravando.

  10. Maria Solange de Melol
    Maria Solange de Melol 4 de janeiro de 2011 às 13:35 | | Responder

    A matéria possui um linguagem simples e esclarecedora. Parabéns!

  11. maria da penha
    maria da penha 7 de março de 2011 às 16:41 | | Responder

    eu engasgo fácil com saliva e outras coisas,e tenho sempre a impressão de que tem algo parado na minha garganta. O que eu faço e quem eu procuro?

  12. Cristina Garcia
    Cristina Garcia 7 de julho de 2011 às 20:24 | | Responder

    Tenho uma filha de dois anos e meio e hoje, acredito ter aspirado uma bolinha de no minimo 3 milimetros pois, eu vi que estava dentro de sua narina mas, nao deu tempo de tirar, ela aspirou ou engoliu, enfim, estou desesperada, o que devo fazer. Nao tossiu, e nao teve nenhuma reacao ate agora, faz 2 horas que ocorreu o acidente. Por favor me responda.

  13. Katia Regina
    Katia Regina 24 de agosto de 2011 às 22:38 | | Responder

    Boa noite renata,hoje tomei um susto muito grande com meu filho de 6 anos. Ele estava brincando e colocou uma bala mentos,essa do tamanho de uma moedinha de 1 centavo.Nossa fiquei louca,mas a bala desceu depois fiquei perguntando a ele se ele estava bem,pois quem ficou mal fui eu.Será que tem algum perigo dela ainda ter parado em algum lugar?
    Se vc ler esse email me responda logo por favor. Obrigado e desculpe a letra pois ainda estou muito nervosa.

  14. jeissiane
    jeissiane 15 de setembro de 2011 às 12:52 | | Responder

    Oi Renata, gostaria de saber se é realmente um problema o que a minha vó vem passando, sempre que ela come ou bebe algo ela engasga, e ficamos angustiados quando vemos isso, queria te perguntar o que fazer e se dá pra você me enformar um pouco do que seja ? Grata desde de já, e seu site é muuito bom, parabéns!

  15. Liliane
    Liliane 27 de setembro de 2011 às 0:42 | | Responder

    Minha mãe tem 64 anos e vez por outra se afoga com saliva, comendo ou bebendo água. É assustador vê-la tentando recuperar o fôlego, chego a perder o chão pois não sei como ajudá-la. Não gostaria de ver a cena novamente. O que devo fazer?

  16. jucinara de cassia
    jucinara de cassia 1 de outubro de 2011 às 16:21 | | Responder

    ola renata!ha exatamente um ano e dois meses atras me engasguei com um pedaço de carne,fiquei muito assustada,mas logo passou depois me engasguei outra vez com um pedaço de galinha desde de la nao sou mais a mesma,fiquei tres meses so no liquido depois fui ao gastro e ele me falou que o meu problema era neurotico,fui em varios medicos enfim nao consigo ser a mesma comer normal como comia antes como qualquer pessoa,estou angustiada,acabei tendo uma sindrome do panico devido a isso,nao sei mas o que fazer queria poder comer novamente normal ser normal como qualquer outra pessoa por favor me ajude!obrigada

  17. Álcio de Castro Ferreira
    Álcio de Castro Ferreira 6 de outubro de 2011 às 13:52 | | Responder

    olá Renata,
    Permita-me opinar no caso específico de Jucinara de Cássia. Já acompanhei casos parecidos e após a avaliação de um gastro (como foi no caso dela) ou de otorrino (como aponta você) negativa em relação a aspectos fisiológicos, sempre sugiro a avaliação de um psiquiatra e diante do diagnóstico de algum transtono de ansiedade (no caso citado, a síndrome de pânico), o caminho mais recomendável é o tratamento medicamentoso (acompanhado pelo psiquiatra) que na maioria dos casos extingue ou diminui consideravelmente os engasgos e/ou o medo de que ocorram. Ao mesmo tempo o tratamento psicorerápico com o profissional de psicologia lhe dará uma perspectiva de melhoria a médio e longo prazo.
    Os engasgos constantes podem ser sintomas de transtorno de ansiedade (síndrome do pânico), possuindo, a partir do adequado diagnóstico, tratamento eficiente e eficaz.
    Grande abraço,
    Álcio de Castro Ferreira
    Psicólogo – Ipatinga/MG

  18. Cris ugolini
    Cris ugolini 26 de outubro de 2011 às 12:22 | | Responder

    olá Renata, estava pesquisando sobre o engasgo em bebes, e encontrei seu site muito informativo, tenho uma bebe de 2 meses e sempre que a amamento e uma tortura para mim, pois ela pega o seio e suga e no final da mamada sempre se engasga quando suga o leite desce bem forte e minhas mamas não estão tão cheias assim, já levei ao pdi, mas ela disse que é normal, gostaria de saber se o fato dela ter engolido água do parto após nascimento pode ter ocasionado alguma coisa ? sei que é um caso que precisa ser investigado mas quais seriam os profissionais, minhas dúvidas são também porque ela nasceu com arteria umbilical única, já fiz alguns exames cardiologicos, e tambem renais, que deram tudo normal graças a deus. mas sei que este problema afeta outros orgãos por isso minha aflição, sempre que mama faz um barulho esquisito tipo um miu bem forte na respiração, ela saliva muito e o pediatra tambem diz que é normal…. sem contar que ela tem um catarro no peito ao qual ja fiz inalações e não sai vejo que ela tem dificuldades em respirar durante a mamada seria por causa deste catarro? desde já agradeço sua atenção

  19. Luzia
    Luzia 10 de dezembro de 2011 às 22:40 | | Responder

    Renata,
    Tenho 48 anos tenho DRGE,asma e discinesia da laringe,ontem fiz um videodeglutograma e a fonoaudiologa que fez o exame me disse que os alimentos estão ficando preso na laringe,isto pode ter consequencias graves,pois engasgo muito ate de ficar cianotica as vezes com muita tosse e as vezes chiado ja tive pneumonia por aspiração.
    Desde já agradeço a atenção dispensada.

    Atenciosamente,

  20. thiago guedes
    thiago guedes 31 de dezembro de 2011 às 21:37 | | Responder

    Ola dra.
    Meu sobrinho está tendo crises de engasgo. De repente ele se vê sufocado e é um deus nos acuda pra fazê-lo voltar a si. Sai um pequena quantidade de saliva.
    Foi feita uma semana de inalação com berotec e atrovent além da amoxicilina (mesmo ele não apresentando febre ou qualquer dor no peito) e dexametasona, conforme receita médica. Ele até apresentou uma melhora, chegando a ficar um dia inteiro sem se engasgar, mas catarro mesmo, nunca saiu, só uma pequena quantidade de “baba”, quem talvez se resumisse a umas três ou quatro gotas.
    Mas, tomados os remédios, ele continua engasgando e é um sufoco pra nós. Pode mesmo isso ser catarro que teima em não sair ? ou é hora de procurar um otorrino pra investigar se há alguma anormalidade na garganta?
    Obrigado.

  21. Magali
    Magali 28 de fevereiro de 2012 às 20:52 | | Responder

    Olá Renata, Muito bom o seu site! Eu tenho 30 anos, e de uns cinco anos pra cá estou tento sintomas de falta de ar toda vez que eu esgasgo, até mesmo com saliva, e também, se eu vomitar me dá falta de ar, fico vermelha, sufocada,sinto grande dificuldade para respirar, após uns 2 minutos de angustia, vou recuperando o fólego aos poucos, mas tenho medo de que um dia não consiga normalizar a respiração. Você tem alguma orientação para esse problema? Obrigada.

  22. Michele
    Michele 21 de março de 2012 às 0:19 | | Responder

    Oii,hoje me engasguei com minha saliva,mas foi muito feio mesmo,fiquei sem ar,não conseguia falar,e fiquei puxando ar até conseguir respirar denovo,achei que ia morrer,pq fiquei um tempo sem conseguir respirar,agora to bem mas me dói as costas,não sei se é pq forcei muito pra vim minha respiração… As vezes tenho que puxar o ar fundo,devo ir no médico?

  23. Almir
    Almir 23 de março de 2012 às 7:43 | | Responder

    Oi. tudo bem. Gostei muito do seu trabalho em relação as duvidas sobre engasgo e asfixia. Não poderia deixar tambem o meu recado sobre engasgo por saliva. Ministro palestra de primeiros-socorros, muitas vezes sou questionado quando a pessoa engasga por saliva, o que fazer… em relação aos primeiros-socorros. a maioria das pessoas relatam a técnica de elevar os membros superiores ao mesmo tempo. Esta tecnica NÃO É RECOMENDAVEL, POIS O O CORPO ESTRANHO (seja liquido ou sólido…) deverá ser sempre expelida, e nunca engolida, não sabemos se o corpo estranho irá diretamente para o estomago ou para os pulmões, a principio era uma obstrução parcial que poderá torná-la uma total (asfixia)l. Obrigado…

  24. Roseli
    Roseli 10 de maio de 2012 às 11:22 | | Responder

    Olá Dra. Renata, tenho 53 anos e venho apresentando muitos engasgos fortes, ontem a noite me engasguei com 1 pedaço de bolo e não tive forças para gritar por ajuda, tossi muito para tentar desengasgar, depois de alguns minutos que pareceram horas, consegui me recuperar, mas, em seguida, tive muitas dores pelo corpo todo, como se fossem muitas agulhadas vindo de dentro para fora, principalmente no meu peito e culminando nos meus seios, e tbem muitas dores nos dois braços como se tivesse tomado injeções nos braços e ficassem doloridos quase sem conseguir mexê-los. Fiquei muito assustada, qual médico devo procurar?

  25. lilian valeria tavares
    lilian valeria tavares 17 de maio de 2012 às 8:27 | | Responder

    ola? bom dia tenho uma filha q esta com 10 anos agora mais desde pequena ela engasga muito, com tudo com liquido solido cardo da bala comida refrigerante, ela diz que tem dificuldade na hora de engolir, ela é uma criança muito anciosa pra falar pra comer vou fazer um exame nela e esófago e depois vou passar ela com otorrino vc pode me audar atenciosamente lilian

  26. vanessa
    vanessa 18 de maio de 2012 às 17:12 | | Responder

    Ola, boa tarde,gostei muito do site!!!!!Parabens.
    Tenho uma filha de 1ano e 4meses e comeu pipoca, engasgou pouco e fazem 40dias que esta com secreçao pulmonar ja tomou keflex,seretide,singular,zirtec,desalex,pulmocort,fluibron e agora esta fazendo fisioterapia respiratoria,a pediatra quer esperar mais uma semana,eu acho que e a casca da pipoca o que devo fazer por favor!
    Grata
    Vanessa

  27. ADMA PEREIRA
    ADMA PEREIRA 29 de maio de 2012 às 20:49 | | Responder

    Boa noite Renata,sou mae de 1° viagem, minha bebe de dois meses certa vez estava dormindo quando começou a se engasgar e sair leite pelo nariz e depois começou a espirrar muito e tossir, no outro dia só piorou de tanto tossir vomitava.. meu Deus..quando começou a sair o leite e ela engasgar fiquei com medo, e levei ela no medico, só que ela não estava ainda vomitando e fazendo ansia toda hora, ai a pediatra disse que não tinha nada e voltei para casa, mas no outro dia.. e agora aconteceu de novo só que dessa vez ela nao engasgou nem saiu leite pelo nariz acordou tossindo,fazendo ansia de vomito, espirrando.. igual a outra vez… sempre depois que ela mama eu fico com ela em pe um bom tempo mas mesmo assim aconteceu de novo… me ajude, por favor estou preocupada isso é normal em bebes? parece que o leite ta nas vias respiratorias dela.. é angustiante..

  28. ADMA PEREIRA
    ADMA PEREIRA 31 de maio de 2012 às 16:48 | | Responder

    Obrigada Renata, ja pensei na questão do refluxo, mas ela não joga leite para fora depois que mama, e dificilmente gorfa, mesmo assim pode ser refluxo? vi em um sit de refluxo oculto.. existe? eu to lavando o narriz dela com soro e dando inalação é errado? acredito que seja isso mesmo que você disse, do leite retornar e irritar o nariz dela, mas eu gostaria de saber se é perigoso para ela, pois a enfermeira que fiz o meu pre natal, disse para ter cuidado pois esse leite podia ir para o pulmão, e causar pneumonia, por isso estou preocupada, e a consulta dela é só no dia 16..não sei se a levo no hospital..

  29. ADMA PEREIRA
    ADMA PEREIRA 31 de maio de 2012 às 17:54 | | Responder

    MUITO OBRIGADA PELO ORIENTAÇÃO, DEUS TE ABENÇOE!

  30. Margarida
    Margarida 15 de junho de 2012 às 16:58 | | Responder

    Olá, Renata,
    Depois que fiz uma cirurgia de tireóide, engasgo com muito mais facilidade e tenho dificuldade para engolir qualquer pedaço maior de comida, até para tomar remédios em forma de capsulas grandes, pode ter sido algum procedimento cirurgico que deixou sequelas?

  31. Rafael Alves
    Rafael Alves 21 de junho de 2012 às 23:40 | | Responder

    olá,renata,durante alguns semanas,estava com uma tosse seca,depois disso apareceu a dor na garganta,ai nisso eu pensei que fosse alergia ne,porque eu tenho renite alergica,com o passar dos dias,acordei com uma tosse e me engasguei,pensei que isso fosse normal… depois de dois dias aconteceu a msma coisa,tussir e me engasguei com muita falta de ar,fui socorrido e chegando la,tirou a radiografia do meu pulmão e constatou que eu tava cm pneumonia,depois eu fui a minha medica de alergologista,que cuida da minha renite alergica e ela flw que eu tava cm pneumonia,ai quando fui hoje fui a clinica de pulmoes e fiz um teste de função pulmonar e não deu absolutamente nada…gostaria de saber se eu posso consultar o pneumologista e o otorrino.me dê uma solução,agradeceria muito se me respondesse.

  32. Rafael Alves
    Rafael Alves 23 de junho de 2012 às 17:53 | | Responder

    preciso da sua resposta urgente.um bom são joão! *_*

  33. Rafael Alves
    Rafael Alves 26 de junho de 2012 às 23:40 | | Responder

    obrigado por esclarecer um pouco minhas duvidas,agora o doutor que eu fui fazer o teste de função pulmonar disse que eu tava cm uma tosse nervosa,passou revotril.pra eu durmi bem,o que você acha? mais só que eu não tomei.ele é muito forte.

  34. Jaqueline Santiago
    Jaqueline Santiago 24 de julho de 2012 às 13:57 | | Responder

    Renata, nos últimos dias durante a noite acordo sem ar, com muita tosse e com a boca seca com uma saliva grossa. Como se estivesse engasgada, só ameniza quando bebo água e acontece umas duas vez durante o sono, acordo assustada. Me Ajuda!

  35. Aline
    Aline 25 de julho de 2012 às 16:23 | | Responder

    é possivel alguma coisa, entra pelo nariz da criança e ir para os pulmões ?

  36. NETTO
    NETTO 25 de setembro de 2012 às 23:17 | | Responder

    Minha filha Nicole tem 4 anos e tem engasgos com saliva quando dorme, ja levanta sem ar fazendo muito esforço para respirar, não sei o que fazer.

  37. marcos lucio
    marcos lucio 5 de dezembro de 2012 às 1:56 | | Responder

    Ola Renata, sou de Manaus – Amazonas, e gostaria de saber oque vc pode me dizer sobre asfixia em criancas quando tentam expelir a salivar dela. Temos passado por cada situacao com minha filha de 6 anos. Por favor!! precisamos de algo que mude este quadro q completa dois meses.
    grato pela atencao!

  38. rosilane
    rosilane 27 de janeiro de 2014 às 16:13 | | Responder

    ola! tudo bem? renata de vez em quando meu marido acorda sufocado, tossindo e vomitando uma agua e mau consegue falar, o que devo fazer nessa hora? ele tem 57 anos, controla a hipertenção com medicamentos e eu fico sem saber o que fazer para ajudá-lo nessa hora de sufocamento. agradeço a sua atenção e aguardo a sua resposta.

  39. Alessandra
    Alessandra 13 de fevereiro de 2014 às 12:44 | | Responder

    Boa Tarde Renata, tenho 36 e diagnosticada com DRGE a uns 2 anos com piora do quadro a uns 5 meses, porém terminei o tratamento com medicamentos a 2 meses e a azia voltou… e há umas duas semanas venho apresentando engasgos frequentes geralmente com a própria saliva, começa parecendo que tenho algo na garganta, parece coçar e começa uma vontade louca de tossir, chega até a dar ânsia…durante o sono acordo engasgada e hoje tive um episódio de falta de ar horrível, (pensei que iria morrer) e nessa crise de engasgo com tosse produzo muita saliva e pareço ficar engolindo saliva com ar, preciso até ter que cuspir porque senão parece que fico mais engasgada ainda.Isso pode ser uma complicação do DRGE ou outra patologia?E qual médico devo procurar o Gastro ou Otorrino?Obrigada desde já pela atenção!

  40. indiamara zantuti
    indiamara zantuti 24 de fevereiro de 2014 às 1:04 | | Responder

    minha filha tem dois anos e começoua engasgar quando toma agua e a noit quando dorme ela da uma tosida senta econesa fazer forsa para respirar dai ela volta arespirar e dorme estou preucupada me ajude doutora que poso fazer

  41. Jamile
    Jamile 11 de abril de 2014 às 6:28 | | Responder

    Olá Renata!
    primeiramente parabéns pelo blog, é muito interessante!
    Minha dúvida é a seguinte, meu bebê tem 3 meses e se afoga com facilidade. Infelizmente não pude amamentá-lo e ele toma na mamadeira… qdo ele engasga, tenho o hábito de virá-lo de barriga para baixo e dar uns tapinhas nas costas. É errada essa conduta?

    Um Abraço!

  42. Renata Castelan
    Renata Castelan 17 de maio de 2014 às 22:34 | | Responder

    Olá Renata…

    Pesquisando sobre engasgos com catarro/muco descobri seu site e gostaria de parabenizá-la por tanta informação, todas muito importantes…
    Sou fonoaudióloga e acompanho alguns pacientes com dificuldades em se alimentar, mastigar, engolir, respirar, alguns casos mesmo com o tratamento medicamentoso ainda apresenta dificuldade com o catarro, o sufocamento com o catarro, e isso é desesperador para o paciente. Sempre indico que além do ORL, gastro, que faça uso de uma higienização nasal adequada com utilização de lavagem nasal com soro fisiológico no mínimo 3 x ao dia, inalação com soro também é muito importante, além de pequenas ingestões de água frequentemente…
    Sobre sua perspectiva e experiência o que mais é sugerido??
    Muito obrigada e um grande abraço!!!

    Renata Castelan
    Fonaoudióloga
    São Paulo

  43. DILMA EDITE DO NASCIMENTO DURAES
    DILMA EDITE DO NASCIMENTO DURAES 7 de setembro de 2014 às 21:06 | | Responder

    olá tenho uma sobrinha que tem todas as caracteristicas da sindrome de Dow , mas a mãe é muito leiga a este assunto e não foi passado nada para a mãe após o nascimento o pai é pedreiro gostaria muito de poder ajudá-la mas é difícil , sei que é doloroso a mãe saber de um diagnóstico deste. Ela ainda não conseguiu passar a fillha em uma consulta pediatrica. Gostaria de uma orientação, mesmo porque para todos que eu mostro a foto dela eles dizem que a menina é sindrome de Dow isto sem eu falar nada.

Deixe seu Comentário