Você já deve ter ouvido falar que linguiças e outros embutidos fazem tão mal à saúde que causam câncer. Um estudo recente do World Cancer Research Fund alerta para um risco 20% maior de desenvolver câncer de cólon pela ingestão de carne processada. No ano passado, com base no mesmo estudo, já haviam divulgado que o bacon deveria ser retirado da alimentação.

A carne processada é preservada através da defumação, do uso de sal ou de conservantes químicos. Esse tipo de carne inclui linguiça, bacon, presunto, salame e salsicha, inclusive a de cachorro-quente.

Por outro lado, David Spiegelhalter, professor da Universidade de Cambridge, diz que se você ingere muita carne processada, ou tem histórico familiar de câncer de cólon, deveria evitar o consumo. Porém, se considera o risco relativamente pequeno, pode continuar comendo - como ele mesmo diz que vai fazer.

Notícias como essas são bastante frequentes, e estão causando confusão cada vez maior. Em um ano, uma pesquisa fala que um alimento previne um tipo de tumor; no ano seguinte, outro cientista explica que o mesmo alimento acelera outra doença. Em meio a tanta indefinição, vale a moderação e equilíbrio: com um estilo de vida saudável, o consumo moderado desses alimentos é compensado por outras práticas, como atividade física e dieta balanceada.