193 Comentários

  1. Celso
    Celso 31 de agosto de 2009 às 18:09 |

    Acho que meu olfato não é apurado, muito menos o paladar, mas sempre tenho vontade de comer, e o fato de não sentir o prazer devido, me dá mais vontade de comer, eu tento me concentrar pra sentir o gosto melhor, mas meu irmão, minha mãe e meu pai comem de qualquer jeito e acham uma delícia, tudo se agravou ou suscitou efetivamente após um disturbio no qual vivia como se estivesse gripado, com muito pigarro, secreção e respiração comprometida. Mas não posso dizer que não sinto o gosto nem o cheiro, eu sinto, mas mal, mas me sinto injustiçado em não ter o direito de desfrutar de forma efetiva dos prazeres que a natureza nos oferece

  2. Rosana Helena
    Rosana Helena 4 de setembro de 2009 às 21:10 |

    Olá!!!
    Estava fazendo uma pesquisa na net a respeito de anosmia!!! Sofro com essa deficiência há alguns anos!!! e pensava que estava praticamente sozinha no mundo!! É assim que as vezes me sinto, uma extraterrestre!!
    Fico feliz por ter encontrado pessoas que tem o mesmo problema e quem sabe trocar algumas informações úteis!!! embora seja um problema muito difícil para todos nós!!!
    Adquiri essa deficiência nem sei como, foi aos poucos, diferente de muitos dos casos citados!! Nem sei como isso começou, o olfato muitas vezes nos engana, o fato de termos memória olfativa, mtas vezes nos confundi, pois basta olhar para determinada coisa ou alimento, na qual tem um odor caracterisco que temos a impressão de o estar sentindo!! isso acontece mto comigo!!
    Sinto mtas saudades do cheiro da pipoca do cinema, do orégano das pizzas, de poder escolher um perfume pelo cheiro ( sou a unica pessoa que conheço q escolhe perfume pela descrição das essencias!!)
    Já tentei alguns tratamentos para alergia, pois descobri que tinha rinite alérgica crônica, mas nenhum teve efeito!! acabei desistindo de tratar, com medo da dependencia dos corticoides!!
    Sou Biológa, especialista em microbiologia. no meu trabalho, o olfato as vezes se faz necessario na identificaçao de bacterias que apresentam odores caracteristicos!! Sofro com as piadinhas!! tipo: cheira aqui!! ou qdo tem algum reagente muito fedido, sempre me pedem para trabalhar com ele!! Levo na brincadeira, mas no fundo gostaria mto de ter meu olfato de volta!! É mto dificil para mim, me conformar, sendo uma cientista que busco ajudar pessoas com varias doenças infecciosas, que para mim não há cura!! Tenho o sonho que algum dia algum tratamento com celulas tronco seja desenvolvido (seria até cobaia), acho que no meu caso os cilios das celulas olfativas tenham sido lesados, em funçao da rinite cronica!! nesse caso pelo que sei, nao tem jeito, mas como celulas tronco são capazes de se transformar em qualquer tecido, poderia ser uma alternativa, para casos parecidos com o meu! Não sei se estou viajando nessas suposições, mas cientista é assim mesmo!!
    Já tive mtos problemas até me adaptar a minha deficiencia, ja deixei gas vazando e fui salva pela minha irma, ja deixei panela no fogo e nao percebi e novamente minha irma me salvou!! Agora nao saio da cozinha sem ter certeza que desliguei o click do botijao!!!
    Prefiro pensar que pelo menos tenho meus outros sentidos: graças a Deus enxergo bem, ouço bem, acho que ainda tenho paladar, embora diminuido!!! poderia ser pior!! temos que pensar que existem deficiencias mto piores na vida!!! pelo menos tenho conseguido levar uma vida normal, embora o olfato me faça mta falta!!
    Obrigada por permitirem o desabafo!! acabei escrevendo mto! desculpem!!!
    Mas quero mto trocar figurinhas com vcs!!
    bjs

  3. Daniela de Oliveira
    Daniela de Oliveira 5 de setembro de 2009 às 3:25 |

    Olá, nossa, que bom saber que tem mais gente com esse problema, descobri hj lendo os comentários e vendo o site que tenho ANOSMIA fazem quase tres anosssss, fui otorrino, ele me mandou fazer tomografia seios da face , tenho desvio de sépto, espona bolhosa,e um lado numa das narinas passa só um fio de cabelo de ar, e no outro quase assim tb, claro que sofro e respiro pela boca, além do desconforto e da tristeza de perder o olfato,ainda sofro para respirar, bailo desde os 3 anos de idade, e hj sou professora de dança flamenca,e isso dificulta bastante, farei agora um eletro da cabeça e também uma ressonancia crânio para analisar melhor…tenho medo,mas creio que devo fazer logo e ver se numa dessas tem reversão…queria falar mais sobre isso, abraços. Obrigada!

  4. Miguel
    Miguel 7 de setembro de 2009 às 22:25 |

    há alguns dias senti na boca algo assim com o “gosto ou cheiro” de sabonete ou desinfetante,; testei de maneira radical com o cheiro de cebola, cortando uma ao meio e enfiando o nariz e nada….
    mas o “gosto’ de sabonete ou desinfetante permaneceu alguns dias.
    Alguma novidade sobre acupuntura????

  5. Divino Vidal
    Divino Vidal 10 de setembro de 2009 às 14:08 |

    Ola, para todos.
    Tenho 44 anos e dese os 13 não sinto cheiro de nada. As vezes tenho a impressão de estar lembrando de algum cheiro, como o sabonete no banho, ou uma fritura, mas tudo isso passa rápido, é instantaneo.
    Vi algumas pessoas dizendo que tomaram remédios ou spray para voltar a sentir odores.
    Existe de fato, algum remédio que faça o olfato voltar?

  6. juli .p
    juli .p 12 de setembro de 2009 às 18:20 |

    eu vi e gostei muito foi uma pesquisa de escola

  7. divino vidal
    divino vidal 19 de setembro de 2009 às 23:34 |

    Obrigado pela atenção, Renata. Contudo, em todos os médicos q fui,sequer avaliaram, ou fizeram algum teste, ou exame… sempre tratam outro assunto, pois tbm tenho problemas de audição, relacionada ao nariz.
    Vou ver se exijo algum tipo de exame, deve haver algum, tbm vou procurar saber sobre os remédios e spray.
    grato!!

  8. Tânia Soares
    Tânia Soares 21 de setembro de 2009 às 14:10 |

    Pesquisando na internet achei esse site e fiquei vendo que muitas pessoas tem esse problema. Faz 1 mes amanhã que levei um tombo aqui na cozinha de casa, bati com a cabeça, saiu sangue do meu ouvido direito, fui p/o hospital e fiquei 3 dias internada. Só que depois disso, perdi o olfato. To muito triste com isso.
    Bem, cheguei ainda pouco do otorrino. O meu exame de nariz deu uma pequena alergia, não sei a que, eu pelo menos não percebo ter alergia a nada, e deu um pequeno desvio de septo. O medico falou que a falta de olfato pode ser disso, mais falei p/ele que antes do meu tombo eu não estava sem olfato, pelo contrario. Ele disse que com a idade o olfato vai diminuindo, que uma pessoa com 54 anos como eu não tem o mesmo olfato que uma criança de 5 anos, mais isso não me convenceu não.Até falei pra ele, que minha mãe com 74 anos tem um bom olfato, meu pai tdm , faleceu com 74 e tdm tinha olfato bom,mostrei que isso que ele falou não acreditei. Ele disse também, que devido ao meu tombo eu ter tido uma fratura oblíqua da mastóide estendendo-se ao conduto auditivo( saiu sangue do meu ouvido direito) externo e osso occipital (relato de otorragia direita), que isso pode ter afetado o osso do nariz, que separa o nariz do crânio. Mais isso só o medico Neurologista pode dizer vendo as tomografias. Me passou um remedio(BUSONID) pra pingar em cada narina 2 gotas de 12 em 12 horas durante 1 mes, que ele acha que esse remedio vai melhorar o olafto. Se eu não tive sangramento no nariz so no ouvido, ele acredita que eu não tive fratura nenhuma nesse osso do nariz, mais so o neuro pode confirmar, ele acredita que não, porque senão no hospital tinham falado isso.Portanto so me resta aguardar dia 25 , proxima sexta-feira minha ida ao neurologista e falar tudo isso pra ele, levando o exame do nariz. E como também tenho consulta marcada com outro otorrino no dia 29, vamos ver se ele vai falar a mesma coisa que esse otorrrino de hoje falou.

    Perguntei se no caso tiver algum problema nesse osso do nariz, que eu acredito que não tem, se tem solução, cirurgia, alguma coisa a ser feita ,ele disse que não. Enfim……me resta ouvir tdm a opinião desse outro otorrino e do neuro. Ja comecei a pingar o remedio no nariz e vou aguardar se apresenta alguma melhora.

    No mais é isso, so me resta esperar, esperar e esperar, um saco,mais continuo confiante que vou voltar a sentir cheiros.Falei pra ele mesmo que seja 70% de melhora já fico satisfeita.

    Fiquei feliz em ver que com acumputura algumas pessoas tiveram melhoras, vou tentar também, vou tentar tudo que for possivel, irei a mil medicos se for necessario, é muito ruim, horrivel ficar sem olfato.

    Quem quiser mandar e-mail pode, se identifique como sendo desse site.
    Desejo melhoras pra todos e pra mim também.
    tancher30@hotmail.com

  9. DURVAL FARIA
    DURVAL FARIA 23 de setembro de 2009 às 17:55 |

    COMO ANTERIORMENTE DISSE MINHA MULHER APÓS UMA CONSTIPAÇÃO PERDEU O CHEIRO E O GOSTOE SENTA UM GOSTO A METAL EM TUDO O QUE COME. DEPOIS DO OTORINO RECEITAR CORTICOIDES AGORA FOI A VEZ DE UM NEUROLOGISTA DIZER QUE O PROBLEMA ESTÁ NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E RECEITOU UM MEDICAMENTO QUE É INDICADO PARA A IPILIPSIA E MANDOU FAZER UM TAC. ELA COMEÇOU O TRATAMENTO Á 3 DIAS VAMOS VER SE FAZ EFEITO.

    DURVAL

  10. J. Lacerda
    J. Lacerda 25 de setembro de 2009 às 8:40 |

    Olá Renata, bom dia.
    Tomei conhecimento deste post pela Wikipédia. Não conhecia seu site até então.
    Possuo Anosmia desde que me entendo por gente… Jamais senti o odor das coisas e o sabor também me falta a vida toda. Consigo fazer distinção dos sabores, como mencionou, mas macarronada e pipoca, para mim, são a mesma coisa: ambas salgadas. Nada mais.
    Fui em alguns ‘Otorrinos’, fiz algumas ressonancias e exames (certa vez um médico inseriu um caninho no meu nariz… foi muito engraçado ^^) mas nada indica problemas ‘fisicos’. A causa é desconhecida, assim como se houve algum acidente na infancia. Só o que sei é que minha mãe bebia e fumava muito durante a minha gestação (e de meus 5 irmãos… mas eles, aparentemente, vieram ‘normais’ ao mundo).
    Impressionante é saber que grande parcela da população sequer sabe que isso existe e, muitos (inclusive médicos) lidam com a Anosmia com desdém… “ah, mas não sentir cheiro não é tão ruim assim…” Fala “ah, não enxergar não é tão ruim assim…” para um cego pra você ver!!. Que raiva!
    Obrigado pelo post em seu site. Espero que muitos tomem nota dessa doença.
    Abraços afetuiosos.

  11. Natacha
    Natacha 27 de setembro de 2009 às 13:45 |

    Oi Renata!
    Todos os depoimentos que lí foram sobre anosmia. Estou com problema de olfato há 2 meses, mas não perdi completamente a capacidade de olfato, o meu problema é que troco quase todos os cheiros, eles se transformam em cheiros que nunca senti na vida, nem consigo descrever, é uma sensação louca. Algumas poucas coisas eu perdi completamente, como cheiros ruins de lixo, essas coisas. Joguei vários perfumes meus pensando estarem “estragados” e não estavam… Chorei muito quando percebi estar assim, porque sempre gostei de cheirar tudo que via pela frente! E sinto saudades dos cheiros verdadeiros…
    Tenho esperança de voltar por não ter “perdido”, e sim estar “trocando” (que é tão ruim quanto!)
    Obs. Não sofri acidente, nem queda, fiz ressonância magnética e radiografia dos seios da face e não deu nada, os médicos não descobrem. Tenho rinite e usava descongestionantes tópicos, mas só quando estava com gripe eu usava bastante. Normalmente não usava porque meu nariz não costuma entupir. Estou tomando zinco e fazendo acupuntura (já fazia antes de ficar assim, mas agora a minha médica diz que vai direcionar meu tratamento ao olfato).
    Devo ter esperanças?
    Obrigada!!

  12. David
    David 7 de outubro de 2009 às 7:31 |

    Tomei pela última vez uma dose injetável de DIPROSPAN (CORTICÓIDE) e que maravilha voltei a sentir os sabores e aromas;
    Só que resolve enquanto a substância está agindo no organismo(20 ou 30 dias) depois volta a estaca zero ;

    POR SE TRATAR DE CORTICÓIDE DEVE SE DAR UM TEMPO DE PELO MENOS SEIS MESES para uma nova aplicação

    Geralmente programo para o final de ano quando temos aquelas comidas gostosas de Natal e Reveillon;
    Experimente mas não se esqueça: Use com moderação !!!!

  13. jorge luiz marques
    jorge luiz marques 14 de outubro de 2009 às 11:22 |

    ola pessoal!!!! hoje vou tomar uma (diprospam) vamos ver quantos dias vai durar o efeito…depois vou fazer um tratamento com acumputura vamos ver que bicho vai dar. Mando noticias em breve…abraços . Jorge Luiz .

  14. Fabiano Xavier de Oliveira
    Fabiano Xavier de Oliveira 14 de outubro de 2009 às 23:00 |

    Ola pessoal,
    minha história é longa mas vou tentar resumi-la ao maximo…
    Nunca tive olfato essa é a lembrança mais remota que tenho da minha infancia, hoje tenho 32 anos, e nao lembro de sentir o cheiro, por melhor que fosse… desde a comida da vó, a comida da mãe, dos doces quando trabalhei em uma confeitaria, nem dos piores cheiros…como o cheiro de peixe que segundo falavam entranhava até mesmo na roupa, do lixo, a sujeira que os porquinhos da india faziam quando eu os ganhei de aniversario isso a mais de 15 anos atras, ja passei algumas dificuldades por isso mas nenhuma supera a falta que fez quando tive minha filha, a Maria Eduarda, quando iam ve-la em casa comentavam assim:
    _A casa ta com cheirinho de nenem!!!!
    É previlégio desses eu não tive…daria tudo pra ter!!!
    Mas conforme o tempo passa a gente vai aprendendo a conviver…passei a dar um pouco mais de atenção pra isso depois que a DUDA nasceu em 2004, por ironia trabalho no ramo de alimentação no qual o paladar e olfato são essencial …sou cozinheiro!!! Estou no meio ja fazem 14 anos, certa vez quase coloquei fogo na cozinha, existe uma adaptação que a gente chama por aqui de banho maria…um banho maria gigante digamos assim, que serve pra conservar a comida quente e ele funciona a gaz, certa vez estavam fazendo uma limpeza e foi preciso desligar o gaz, até ai tudo bem, mas quando ligaram o gaz novamente quem disse que eu lembrei de acender o fogo …e nisso se foi acredito eu mais de 15 min, foi um colega bom de nariz ( digamos assim…) que viu de onde vinha o cheiro forte de gaz né!!!!
    Como não tenho olfato sou prejudicado também no paladar, mas a pratica leva a perfeição…acostumei com o gosto dos alimentos, mas num parametro bem menor do que uma cozinha oferece de sabores e texturas, enfim essa é um pouquinho da minha vida…
    obrigado pela atenção…pensei que eu fosse o unico!!!
    Porque convenhamos ja desisti de tentar explicar para as pessoas o que é viver sem olfato.
    Um abraço

  15. Fábio
    Fábio 15 de outubro de 2009 às 17:12 |

    Olá David. Perdi o olfato devido a uma forte pancada na cabeça. Gostaria de saber se o Diprospan pode ser utilizado nese tipo de causa ou apenas em outros casos de perda. Obrigado.

  16. Flaviano Melo
    Flaviano Melo 15 de outubro de 2009 às 18:33 |

    Saudações a todos.
    No meu caso, a anosmia e a ageusia( perda do paladar ), sempre estiveram de mãos dadas, inseparáveis mesmo. No começo, ocorriam durante as minhas fortes gripes e perduravam até uns dez dias após as mesmas. Sempre assim. Eis que de alguns meses pra cá, comecei a sentir a ausência desses dois sentidos, de certa forma intermitente, mesmo sem ter gripes. É bem verdade que nesse período havia sempre uma certa associação com algo parecido com rinite. Foi aí que fui ao otorrino aqui no Recife e fiz uma tomografia computadorizada dos seios da face. Resultado: pansinusopatia inflamatória ( sinusite ), leve desvio do septro nasal e obstrução óstio-meatais (?). Submeti-me então ao tratamento de antibiótico de última geração ( FACTIVE 320mg ), durante cinco dias e aplicação de spray ( OMNARIS ) até completar sessenta dias.
    Com seis dias de tratamento voltei a sentir cheiro e sabor. Com a graça de Deus e ajuda da medicina ! Ah, como sou grato, imensamente grato à médica que tratou com muito sucesso desse mal. Méritos a Dra. Kaline Borba.

    Fraternalmente, Flaviano Melo

  17. marlene
    marlene 16 de outubro de 2009 às 20:55 |

    eu tambem tenho esse problema desde de 2004,depois de um resfriado forte,como não podia faltar no trabalho,pois meu patrão pediu para eu não faltar naquele mês pois meu gerente ia sair de férias ,a loja não poderia ficar sem minha presença,eu fiquei doente tomava NALDECON dia,para ficar disposta no trabalho e NALDECON noite para dormir bem,ah fazia curso de cabeleireiro mechia com quimica as vezes não usava mascara,agora não sei se foi as vitaminas ou as quimicas,meu sonho é ser curada pois essa doença me tirou o que eu mas gosto de fazer que é trabalhar,pois eu sou complexisada pois o odor que sai do meu nariz é muito forte eu não consigo nem ser boa esposa,por favor se alguem receber a cura me comunica,pois é tudo que mais quero.

  18. Henrique 49 anos
    Henrique 49 anos 18 de outubro de 2009 às 22:41 |

    Todos os finais de semana em que abuso da cerveja e do cigarro, percebo que meu paladar e olfato ficam prejudicados. Pesquisando na internet encontrei um artigo ¨A PERDA DE OLFATO E O TABAGISMO¨, e para a minha surpresa relatos científicos comprovam que CIGARRO E ALCOOL de maneira combinada eliminam sensivelmente a capacidade de olfato e paladar. Após ficar alguns dias sem consumir cigarros e bebidas alcoólicas, o meu olfato e paladar retornaram a normalidade se nenhum tratamento ou remédios.

  19. Guilherme Cruz
    Guilherme Cruz 1 de novembro de 2009 às 8:16 |

    Sou alérgico a poeira, ácaros e pelos de animais. A mais ou menos 2 anos venho sofrendo de perda de olfato e paladar. Estou fazendo tratamento de alergia com vacinas semanais. Quando fico no desespero tomo corticóide “Prelone 20 mg” durante cinco dias que a minha médica alergista recomenda ao invés do Diprospan pois segundo ela fica menos tempo no organismo reduzindo os efeitos colaterais que são inevitáveis com o corticódide. Recupero meu prazer de sentir cheiro e gosto mas no máximo pôr uns 20 dias. Depois volto a condição original. Já discuti sobre a cirurgia mas o resultado não me foi garantido. Outro dia conversando me interessei pela Acupuntura como uma possível solução. Hoje pesquisando sobre o assunto descobri este site e vi que ajudou alguns a se recuperarem. Sou do RJ mas vou a qualquer lugar do mundo para me curar. Será que consigo uma dica sobre como achar algum Acupunturista confiável que possa ajudar?

  20. Edson Andrade
    Edson Andrade 13 de janeiro de 2010 às 0:18 |

    Ola ! Pensei que so fosse eu ,li os casos e digo seguramente que convivo com este fato desde 1990,quando sofri um acidente de moto e tive uma fratura de cranio encefalico(hospital Clinicas/sp),e ate hoje atravesso situaçoes engraçadas,nao sei a hora de usar desodorante,que perfume devo usar,nao me sinto atraido pelo cheiro da refeiçao ,etc…

    Nada obstante, o rio Tiete nao me desagrada,os banheiros dos aeroportos,rodoviarias ….,tambem nao me causam nenhum transtorno.Sem contar que meu paladar e + ou _ 50%,do normal,sou forçado em um almoço ou jantar ,a dizer que estava otimo,quando na verdade tanto faz.

    Se voces me perguntarem qual meu prato preferido , resposta _ prato de ceramica.
    SOU GRATO A TODOS QUE ESCREVERAM,POR SABER QUE NAO ESTOU SO E POR SABER QUE AGORA SOU chic ,NAO MAIS CARENTE DE UM DOS SENTIDOS ,FOÇO PARTE DOS anosmiaticos – UM GRUPO RARO DE PESSOAS. Obrigado Renata Pinheiro

  21. Miguel
    Miguel 18 de janeiro de 2010 às 17:33 |

    e então? alguma novidade sobre tratamento de acupuntura para curar a anosmia?
    qualquer esperança serve.

  22. MAURICIO SA
    MAURICIO SA 19 de janeiro de 2010 às 18:04 |

    trabalhei em uma empresa quimica apos meu desligamento perdi o olfato, o que faço

  23. geni
    geni 21 de janeiro de 2010 às 14:49 |

    Oi ,estava lendo este site e fui surpreendida com o comentario n 176(o nome do comentarista),coincidencia entre este nome
    e do Presidente do C.F.M..

  24. Aníbal José de Sousa e Matos
    Aníbal José de Sousa e Matos 21 de janeiro de 2010 às 21:01 |

    Tenho estado com uma forte constipação, e, de repente, dei conta de que estou sem olfato. Têm-me dito que é natural devido à constipação, mas começo a ter algum receio de que não seja assim tão fácil a recuperação. Em princípio vou falar com a minha médica homeopata e depois logo se vê. Afinal há muitas pessoas com o mesmo problema.

  25. Dalva Godoi
    Dalva Godoi 25 de janeiro de 2010 às 9:40 |

    Gostaria de saber se é normal a perda do paladar após cirurgia de retirada das amigadalas?

    Meu médico acha muito estranho a perca do palador, ele me disse que ‘não tem nada haver uma coisa com outra. Mas realmente estou sem paladar e isto me preocupra muito, hj com 61 dias de recuperação não consigo sentir o gosto dos alimentos, principalmente se for doce.

    Obrigada!

  26. gilson
    gilson 25 de janeiro de 2010 às 17:20 |

    Pessoal, eu tambem nunca senti cherio na minha vida, ja tive problema em deixar o gas escapando e nao percebi, fico muito chateado quando alguém pede pra eu cheirar alguma coisa, principalmente perfume, tenho que fingir que estou sentido cheiro quando alguem sente um odor estranho, é muito ruim até mesmo para o relacionamento, pois eu nunca vou poder elogiar uma mulher por ela estar perfumada. É muito estranho, pois sinto paladar, ao contrário de alguns depoimentos ou mesmo confimacao de especialistas. Se alguém puder me ajudar de alguma forma eu agradeço. Abraço a todos.

  27. Fool
    Fool 26 de janeiro de 2010 às 7:10 |

    Oi, legal aqui tem gente com problema igual ao meu para trocar papos !

    Tenho 30 anos e em uma corrida de moto street aqui no Rio,sofri uma Fratura de Cranio no ano passado.De la para ca não tenho mais olfato e paladar.Tomo Coca-cola igual tomo agua,não sinto gosto de nada,meu apelido de louco agora se justifica.

    Dra.Renata Pinheiro , a senhora pode me recomendar alguma coisa ,fora ter vergonha na minha cara !

  28. Eduardo Longui Pereira
    Eduardo Longui Pereira 27 de janeiro de 2010 às 22:05 |

    Também passei por isso…
    Em 1999, sofri um acidente e tive traumatismo craniano e quado acordei depois de três dias no hospital, percebi que não sentia mais o gosto nem o cheiro. O médico tbém não me deu esperanças que conseguiria reverter esse quadro… através de buscas, alguns disseram que com acumpuntura resolveram ou amenizaram a “anosmia”. Será que no meu caso, de traumatismo craniano, a acumputura ajudaria???
    Aguardo respostas e agradeço pela atenção!!!
    Fiquem todos com Deus!!!

  29. Perda do olfato « Blog do Mauro 23 de outubro de 2010 às 9:42 |

Os comentários estão fechados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.