166 Comentários

  1. Natalia
    Natalia 28 de maio de 2009 às 15:17 |

    Querida, seu site é muito bom,mas de profissional de saúde pra profissional de saúde preciso lhe dar um toque, “antibactericida” não existe.

    “Anti” segundo a definição do aurélio : pelo lado oposto, ou face oposta.

    “Cida” : ‘(o) que corta’, ‘(o) que fende’; ‘(o) que mata’, ‘(coisa ou produto) que mata’: septicida; parricida (< lat.); inseticida, raticida, vermicida.

    Um antibactericida ( se esse termo fosse válido ) seria uma substância que promoveria o crescimento bacteriano pois se oporia àquilo que mata as bactérias.

  2. Sabrina
    Sabrina 29 de maio de 2009 às 18:39 |

    Oi!!
    Gostaria que me ajudasse pois ultimamente tem me apareçido muitas aftas. Essa semana apareçeram 8 aftas de uma vez só em meus lábios e na língua.
    não aguento mais, me incomoda muito e dói muito.
    Vc poderia me passar uma receita caseira e me dizer o que deve evitar?
    Não bebo bebida alcólica e tenho uma alimentação rica em legumes e frutas e mesmo assim tenho aftas.
    Costumo usar no preparo da minha comida aqueles caldos de carne industrialisado e cominho em pó não com exesso mais uso.
    Faz bem isso?
    Obrigada!!!

  3. keila santos
    keila santos 17 de junho de 2009 às 17:42 |

    Estou com afta ja faz 1 mes, sara uma e nasce outro o que eu posso fazer? o q deve estar acontecendo? nunca saiu tanta afta assim uma atraz da outra.
    me oriente por favor

  4. ana rosa barbosa dos santos
    ana rosa barbosa dos santos 18 de junho de 2009 às 13:16 |

    ola renata gostaria de saber se anticoncpional influencia ão aparecimento de aftas e que alimentos evitar para o aparecimento das mesmas

  5. Herodes
    Herodes 22 de junho de 2009 às 3:43 |

    Bom dia Renata,

    Ja ouvir falar que cera de ouvido também combate afta.. argh! procede?

  6. Leandro
    Leandro 25 de junho de 2009 às 11:36 |

    Renata boa noite,
    Bom, em 2002 apareceu umas aftas na campainha que pensei que era até dor de garganta.Fui no otorrino e ele passou um ácido, pois além da campainha, tinha naquele ‘arco” e atrás da campainha descendo pela garganta.Sempre tive, isso é coisa de família, mas em 2005 por um stress causado (o outro tbm por stress) deixei de lado e só me encomodava no frio, enfim quando estava frio.Agora nessas 3 semanas tenho cuspido sangue, nada tão abundante e foi aí que fui ao médico e constatou que era stress, ele disse que tinha vários vazos, nervos com sangue que rompem e saem sangue, mas não sempre.
    Bom deixar claro, que me alimento normal sem sentir dor e não tenho febre, não é a garganta são as aftas espalhadas ou os vazos mesmo como disse o profissional, no mais só.
    Obrigado.

  7. Thaís
    Thaís 28 de junho de 2009 às 18:57 |

    Olá Renata. Parabéns pelo site e dedicação de seu tempo a tirar nossas dúvidas!

    Bem…há 4 dias retirei os 4 terceiros molares, tomo agora somente antibiotico (eritromicina) e percebi que estou com aftas nas proximidades dos pontos. Coloquei orabase (omcilon) no local, pois sinto muito incomodo, a ponto de não conseguir me alimentar. Há algum problema em continuar com a orabase nos dos pontos; devo interromper?
    Obrigada

  8. Rogerio
    Rogerio 30 de junho de 2009 às 11:29 |

    Olá Renata,sempre tive aftas apesar de ser vegetariano e cuidar da minha saude, elas surgem cada vez com mais frequencia,e durante dois dias triplicam o tamanho e levam de uma a duas semanas para curar,a maioria das vezes são na gengiva perto do dente e nas laterais da lingua que doem muito,faço uso de omcilom e vitamina B que resolve por momento mas acabam sempre voltando,tendo intervalo de apenas uma semana sem aftas em um mês.

  9. Tiago
    Tiago 7 de julho de 2009 às 10:46 |

    olá Renata,também tenho afta!e gostaria de saber se a solução caseira que minha mãe faz é interessante ou não para o alivio imediato e porque isso ocorre ,ela pede que eu coloque em toda lingua açucar e deixe por alguns minuto ,qual a função do açucar nesse processo?um abraço e parabéns por essa pagina!

  10. Fernanda
    Fernanda 24 de julho de 2009 às 23:32 |

    OLÁ Renata ….
    Sofro com aftas já faz algum tempo.
    Fico com muitas aftas, cura e depois volta tudo de novo.
    Minha mãe diz que isso está relacionado a estômago sujo, é verdade??
    Outra dúvida, uso pedra hume para melhorar e reparo que há mudanças.
    Dói muito, mas é o único recurso que deu resultado, quando eu percebo a presença de o começo de uma afta passo a pedra hume e menos de instantes ela aparece branquinha e muito dolorida.
    Uma chegou a sangrar.
    Essa pedra hume (ALÚMEN DE POTÁSSIO) ajuda ou piora, na verdade?
    Desde já, agradeço!
    PS.: TAMBÉM PODE ENVIAR A ESPOSTA DA MINHA DÚVIDA PARA O MEU E-MAIL?

  11. flavio
    flavio 27 de julho de 2009 às 15:38 |

    Oi, Renata.
    Você conhece algum creme dental comercializado no Brasil que não contenha laurilssulfato de sódio?

  12. Marisa
    Marisa 1 de agosto de 2009 às 4:23 |

    Extraí dois sisos no mesmo dia e ganhei uma afta gigante. Bem no fundo da boca, juntando a parte de cima e de baixo. Doía tanto que me deu palpitação e dor de cabeça. A princípio, achei que era da extração, mas a dentista viu e disse que era a super afta. Tentei de tudo! Omcilon, Malvona, Bismo-jet, nada adiantou ou aliviou. Gastei mais de 100 reais na farmácia comprando coisas para pelo menos aliviar a dor, que era extrema. Comprei até xylocaína para pelo menos anestesiá-la. Até que eu andei pesquisando na internet e vi que alcaçuz ajudava na cicatrização de aftas. Comprei chá de alcaçuz e fiz bochechos. Foi a melhor coisa! Não conseguia dormir, falar e nem comer! Na mesma hora que usei o bendito alcaçuz, a vida voltou ao normal.

  13. ?Brunna? Hellen?
    ?Brunna? Hellen? 14 de agosto de 2009 às 11:10 |

    ??Olá Renata!??
    ??Se fazer bochechos com limão sara rápido???
    ??Ou leva dias???
    ??Eu to com uma no céu da boca o que eu faço pra melhorar até amanhã????
    ??Bjosss??

  14. Ingryd Lauany
    Ingryd Lauany 15 de agosto de 2009 às 15:36 |

    Renata,

    Uma afta no céu da boca como a Brunna falou leva quantos dias para sarar?Tem algum remedio que alivia a dor?Eu queria saber.Própolis tambem cura?Como voce sabe de tudo isso Renata?

    Estou esperando a resposta…

  15. Brunna Hellen
    Brunna Hellen 17 de agosto de 2009 às 5:20 |

    Renata,

    Voce tinha razão a afta não de um dia para o outro ela ja sarou, sarou depois de uns 5 dias.
    Eu usei propolis.

    Voce tem quantos anos?
    Eu so tneho 11 anos por isso nao sei de nada sobre afta.
    Eu fiquei desesperada…
    Mais ja sarou.
    E inguas? como sara meu primo ta com uma ingua a baixo do queixo como evita as ínguas????O.O

  16. MARLENE FERREIRA
    MARLENE FERREIRA 17 de agosto de 2009 às 12:07 |

    oi queria sua ajuda , estou com muitas aftas na língua . mal uma acaba .surgem varias , e isso já faz tempo .ja usei varias pomadas já. .fui a médicos mas ainda não surtiu efeito
    .por favor você poderia me ajudar . me dando uma sugestao!!!!
    desde já agradeço!!
    bjosssssssss!

  17. Donner
    Donner 17 de agosto de 2009 às 13:47 |

    Apenas para agregar sobre as questões relacionadas ao aparecimento de aftas quando o fumante para de fumar, sim existe relação com a nicotina segundo um estudo já antigo sobre o assunto publicado pela BBC e que pode ser conferido no link abaixo:
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/030225_fumomtc.shtml

    Parte do texto que explica a razão sobre tal acontecimento:

    “Quem pára de fumar corre mais riscos de desenvolver resfriados, dor de garganta, feridas e aftas na boca até seis semanas de abstinência.

    É o que mostrou um estudo com 174 pessoas que pararam de fumar, publicado nesta terça-feira na Revista Médica Britânica de Controle do Tabaco.

    Os autores da pesquisa acreditam que o aparecimento de aftas está relacionado à perda do efeito antibacteriano do fumo, que mata bactérias boas (que defendem o organismo de doenças), mas também nocivas.

    Já a maior propensão a refriados viria de uma redução da atividade do sistema imunológico, que também estaria relacionada ao fumo.”

    até mais!

  18. Camila
    Camila 17 de agosto de 2009 às 16:16 |

    oi renata estou com uma afta faz 2 dias mas ñ estou consiguindo nem come direito
    minha boca ta enchada e a parte da buchecha ta mto dolorida o q posso fazer ?

  19. Joao Andre
    Joao Andre 21 de agosto de 2009 às 0:50 |

    Renata, eu, meus irmaos e meus filhos tivemos aftas desde criancas, porem, aos 35 anos adquiri o vicio do tabaco e as aftas desapareceram, nao contei aos demais aftosos. O cigarro evita aftas?

  20. ROSANA
    ROSANA 22 de agosto de 2009 às 12:35 |

    Olá boa noite!
    Sofro com esse problema de aftas desde pequena. Quando cheguei a fase adulta foi piorando mais e mais. Chego a ficar meses com uma afta, agora mesmo estou com uma muito grande e inflamada na bochecha, outras 2 na lingua e mais 4 entre a gengiva e o dente. Estou sofrendo muito ja não sei mais que fazer. Mal consigo comer é uma raridade eu ficar com a boca sem nenhuma afta. Gostaria de saber qual é o profissional que devo procurar pra começar a fazer um tratamento? ja fui ao dentista mais ela não me recomendou procurar nenhum profissional. Por favor me envie uma resposta.
    Obrigada Jesus abençoe.

  21. Alexandre
    Alexandre 22 de agosto de 2009 às 19:44 |

    Renata, estou usando um spray chamado cloridrato de benzidamina, em sua bula diz ser eficaz contra as aftas. Não vi alguma melhora e também não anestesia a região. Devo continuar usando??

  22. herick
    herick 24 de agosto de 2009 às 6:37 |

    estou com aftas na boca(mais especificadamente nos labios internos da boca) eu nao sei direito o tempo de cicatrizaçao,ela cicatriza sozinha???
    ou presciso tomar remedios???

  23. Lourdes Teixe
    Lourdes Teixe 28 de agosto de 2009 às 12:06 |

    Ola Renata!!!!! Parabens pela suas informações.
    Tenho um problema anual de garganta ( sempre na epoca mais seca) e os medicos dizem q é uma faringite viral ou uma alergia ou até uma esofagite, mas na verdade nenhum me disse com certeza o q é…demora p/sarar, agora estou com o problema e ja faz uns 13 dias q iniciou, ja tomei antinflamatorio, injeção Beta trinta . amenizou mas ainda não sarou… acho q poderá ser aftas na garganta , pos muda de lugar ,aparece algum ponto, sara e aparece outro…estou preocupada,,, o q vc acha disso????
    Grata pela atençao.

  24. Alisson
    Alisson 29 de agosto de 2009 às 15:37 |

    Olá Renata. Eu estou com uma dor no canto direito da boca lá atrás desde quarta. Pensava eu que era no dente lá do cantinho, estava gargarejando água rabelo pra ver se cicatrizava. Mas agora a noite, após lavar bem as mãos, tateei com o indicador os dentes e a língua pra saber onde que era esta dor e agora que eu senti… É lá atrás, embaixo da língua. Eu acho que é uma afta, por estar distante não deu pra ver. Então coloquei Aftine na parte de trás da língua (como é bem lá atrás o jeito foi ‘dar uma jateada’ embaixo). Gostaria de saber, se a dor continuar, que médico que cuida de aftas na língua. Mas, você acha que pode mesmo ser afta? Como eu falei não deu pra ver, mas passando o dedo embaixo, deu pra sentir uma dorzinha e um ‘morrinho’. Obrigado, bom domingo e fica com Deus.

  25. Samir
    Samir 29 de agosto de 2009 às 17:42 |

    Gostaria de saber porque teno aftas com frequencia a noite

  26. Esther
    Esther 1 de setembro de 2009 às 20:23 |

    Renata com o Remedio COLUTOIDE serve ? para retirar a AFTA?
    Essa coisa chata ?

  27. roberto ferreira
    roberto ferreira 6 de setembro de 2009 às 18:08 |

    Renata, boa tarde,
    estou com um problema na lingua, já a 1 mes , estou com uns cortes, no centro da lingua, quando escovo os dentes e passo a escova na lingua,
    chega a sangrar, fora a dor que eu sinto quando dobro a lingua, estou
    no momento usando malvona, será o medicamento indicado para esse
    problema, me ajude por favor.

  28. Ângela
    Ângela 8 de setembro de 2009 às 16:09 |

    Boa tarde, renata!
    Meu bebê de um ano apresentou febre alta, bastante choro e dificuldade de se alimantar, mamar ou chupar chupeta. O médico que o examinou constatou muitas aftas na sua garganta. Receitou ibuprofeno e paracetamol. Disse que a fabre era em decorrencia das aftas e que as aftas poderiam ter sido adquiridas por alguem da família. Meu marido havia passado a semana toda com dor de gargante então resolvi examinar e constatei sua garganta cheia de aftas. Ele tem comido de 4 a 5 laranjas por dia há algumas semanas. É possivel que ele tenha passado isso ao meu bebê? Qual seria a origem delas no bebê? Há alguns dias dei suco dessas mesmas laranjas a ele e também sempre coloco suco de laranja na papa de fruta matinal. Será que é isso, e coincidentemente teve junto com meu marido?
    Também dei, sem perceber, uma colherada de comida muito quente a ele, que ele, ao sentir o calor do alimento, o colocou para fora.Isso pode ter causado as aftas? O que mais posso fazer por ele?

    Muito obrigada pela atenção

  29. Marianna
    Marianna 9 de setembro de 2009 às 18:24 |

    Bicabornato de sódio é bom para aftas?

  30. Silvia
    Silvia 14 de setembro de 2009 às 21:41 |

    Por favor, gostaria de saber se Sibutramina pode ocasionar aftas.

  31. Alex
    Alex 15 de setembro de 2009 às 13:05 |

    Boa tarde Renata,

    Apliquei algumas doses de testosterona e uma semana após a ultima aplicação, surgiram várias aftas na minha lingua, isso pode ocorrer devido a alguma alteração hormaonal?

  32. vera
    vera 18 de setembro de 2009 às 19:43 |

    como curar as aftas uma amiga minha tem a boca cheia de aftas e queria saber como se curava as aftas rapidamente e que ta farta de por tanta coisa e nao a meio de passar respondame e urgente porfavor fico a espera ass vera

  33. Juliana M
    Juliana M 18 de setembro de 2009 às 23:15 |

    Boa noite Renata, gostaria de parabenizá-la pelo site.

    Bom, ha tres semanas atras senti dores como se fosse dor de garganta normal, uns 10 dias depois procurei um medico, ele disse que eu estava com focos de pus na garganta, tomei antibiotico por tres dias… Nada melhorou. Marquei um otorrinolaringologista. Ele disse que aparentemente estou com uma afta na amigdala. Estou mto preocupada, pq o outro lado também começou a doer, eu acho que esta localizada mais precisamente na tonsila. Doi horrores! Apareceu essa semana uma afta na ponta da lingua, minha lingua esta estranha, parece alterada, e meu fluxo de saliva está maior.
    A orientação d medico foi esperar mais uma semana, caso nao desaparecesse era pra eu voltar ao consultorio.
    O que vc acha? Ha possibilidades de ser devido ao fator estresse?
    Quais exames disponiveis para se investigar as aftas?
    Somente podemos recorrer à biópsia?

    Muito obrigada e que Deus te abençoe.

  34. Lucas
    Lucas 19 de setembro de 2009 às 9:28 |

    O que tenho a falar é sobre este comentário que deixaram aqui dia 7 de novemro de 2008:

    “# 11 Denise Says:

    Renata, meu marido parou de fumar à cinco meses e seu maior problema tem sido aftas frequentes,somente com corticóides que ele consegue secar as aftas,que voltam assim que passa o efeito do medicamento..já viu algo assim…não sabemos mais o que fazer..caso tenha alguma coisa por favor me diga.Obrigada,Denise.”

    Tanto eu como meu pai tivemos o mesmo problema. Tínhamos aftas semanais antes de fumarmos, as quais não se desenvolveram durante os anos em que fomos fumantes. Após abandonarmos o cigarro elas voltaram de forma intensa.
    Há um artigo científico de AXXEL T, HENRRISON V DENOMINADO “Association between recurrent aftous ulcers and tobacco habits” que disserta sobre o assunto. Na verdade a nicotina tem efeito benéfico sobre as úlceras aftosas bucais. É incrível… faz tanto mal à saúde e bem às aftas.
    A solução que eu encontrei para o meu problema foi o cigarro eletrônico, que não possui as milhares de substãncias tóxicas de um cigarro comum, apenas a nicotina em forma de vapor. Vicia, mas as aftas desaparecem. A goma de mascar de nicotina também parece ser eficiente.
    Isso pode ser comprovado também no livro “Nicotina – Droiga Universal”, de José Rosemberg, que é presidente do comit~e coordenador do controle de tabagismo no Brasil e também professor titular de tuberculose e penumologia da Faculdade de Ciências Médicas da PUC de São Paulo.
    Se esta resposta puder ser encaminhada a Denise, obrigado.
    Um abraço e achei muito interessante o fórum.

  35. Márcia
    Márcia 20 de setembro de 2009 às 16:01 |

    Olá Renata! Suas respostas já ajudam muitas pessoas. Agradeço por todos que te escrevem ou não e obtem de vc tanta gentileza e atenção. Minha questão principal é qual especialista vc acha que devo procurar. Sim, tenho uma afta, mas acredito que das comuns que passam no prazo esperado e tenho evitado os vários procedimentos q vc mesma recomenda como diminuição dos cítricos e etc. Mas além disso venho notando algo estranho na lingua, com aspecto esbranquiçado, apresentando uma fissura incomum no meio, embora sem ferimento, além de boca seca durante à noite. Li que devo beber muita água e comer alimentos ricos em Vit B12. O que vc me recomendaria, caso o quadro persista?

  36. Felipe
    Felipe 20 de setembro de 2009 às 21:14 |

    aftas sao tratadas com comida vlw?

  37. Mara Gomes
    Mara Gomes 23 de setembro de 2009 às 17:06 |

    Ola . Renata .
    Tenho aftas , consequentemente , ja fui a um especialista e me disse que se trata de uma afta major , por demorar + de 20 dias para desaparecer .
    Qual o tratamento que vc me sugere . Pois ja fiu em varios especialista e nada . Ja fiz biopsia e nada . Aftas tem a ver com cancer?? Vc ja vui algum caso assim ?? Logo depois de 3 dias , meu rosto na regiao do nariz comeca a suar toda hora .Qual especialista vc me indica?
    Tem dias que mal consigo falar .
    Agradeco desde já .

Os comentários estão fechados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.